Amostragem e Descrição de Testemunhos de Sondagem

Os trabalhos de sondagem entregam como produto tangível os testemunhos, dependendo da litologia. Em sondagem onde não se recupera testemunhos amostra-se rochas trituradas (ou sedimentos de calha) provenientes do furo, caracterizando a sequência do empilhamento estratigráfico local.

Em casos de perfuração onde se recuperam os testemunhos da sondagem a equipe responsável pelo acompanhamento e fiscalização das rotinas de perfuração é também responsável em realizar estudos nesses testemunhos.

Esses estudos consistem na descrição das litologias e particularidades minerais reveladas pela sondagem, no controle de profundidades, nas características geotécnicas, na realização de testes pertinentes a cada litotipo, bem como organizar-se para a realização da amostragem dos testemunhos, de acordo com o planejamento elaborado pela equipe em campo ou pelo Cliente.

O controle das profundidades dos furos, das manobras realizadas durante a execução da perfuração e das perdas de material rochoso por parte da equipe de sondagem também é extremamente relevante para a medição de produção para fins de cumprimento de contratos e de pagamento de faturas à Prestadora de Serviços de Perfuração.

A CLGeo Soluções em Geologia e Mineração adota procedimentos arrojados de Gestão de Projetos, bem como Gestão do Escopo, Prazo, Qualidade (QA/QC) para executar os trabalhos de amostragem e descrição de testemunhos de sondagem, sempre valorizando conceitos de segurança e confiabilidade dos dados e procedimentos inerentes ao escopo do trabalho.

Share on LinkedInShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe seu comentário!